Organize sua revolta: 5ª Assembleia Livre da ANEL Sergipe!

No último sábado (21) a ANEL Sergipe realizou sua 5ª Assembleia Estadual, na sede da CSP Conlutas no estado. Cerca de 30 estudantes deram as bases para a entidade tocar suas lutas, como o combate às opressões e a campanha pelo Passe Livre.



Na parte da manhã, a mesa – que contava com Deyvis Barros, membro da executiva estadual da CSP Conlutas, e as estudantes livres Mariana Pimentel e Mery Gatto – deu o tom do debate, que foi acolhido por todxs. Para quem estava presente, ficou claro que a velha entidade do movimento estudantil não tem mais condições de encabeçar as lutas no país, e está dada a necessidade de construir uma nova entidade, livre, independente e combativa. O espaço serviu para abrir o campo das discussões que viriam pela tarde: Passe Livre Já! Combate à violência às mulheres e aos LGBTs, Manter o movimento estudantil livre, Construir as lutas no seu local de estudo e Sacudir as escolas.

O horário de almoço foi um momento de descontração entre a turma, que coloriu a casa com uma oficina de estêncil, e animou a galera para os Grupos de Discussão e Trabalho (GDTs) que rolaram pela tarde.



Nos GDTs, foram tiradas importantes resoluções, votadas e aprovadas na plenária final do evento. Algumas delas foram: se somar às manifestações em defesa do transporte público junto aos demais movimentos sociais, em especial o Movimento Não Pago, com a consigna “Passe Livre, já”. Construir espaços de debate sobre a violência às mulheres e LGBTs nas universidades, escolas e periferias. Garantir um evento no próximo semestre caso a reitoria da UFS não cumpra o que foi encaminhado pela comissão de mulheres. (semana Danielle Bispo). Realizar calourada no próximo período, junto aos CA’s da UFS. Continuar a campanha pela ampliação imediata do Resun-UFS, como central para o próximo período. Realização da 1ª Assembleia da ANEL Maruim em 09 de novembro e levar a discussão do financiamento da educação para as escolas. “Dilma, 10% do PIB para educação só com os royalties não dá”.

E pra descontrair, comemorar as resoluções tiradas e somar força para aplicá-las, a Assembleia foi encerrada com um “After Sarau” bem agitado, onde pudemos discutir de uma forma mais leve as nossas ações, e reafirmar a importância de uma organização Livre no movimento estudantil sergipano.


E pra conferir mais fotos, é só clicar aqui > Álbum da 5ª Assembleia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário